Tecnologias digitais e formação de professores: Percepções e Relatos de Experiências de Alunos de um Curso de Especialização em Informática na Educação

Autores

  • Ana Gardenia Lima Martins Mendes Universidade do Minho
  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão – UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99539

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Relatos de Experiências.

Resumo

Este estudo apresenta a inclusão de recursos e metodologias possibilitadas pelas tecnologias digitais por meio das práticas dos alunos de um curso de formação continuada, além disto, utilizou-se das suas próprias percepções sobre o curso ofertado na modalidade a distância. Trata-se de um estudo de caso exploratório - descritivo qualiquantitativo, realizado com 70 alunos do curso de Especialização em Informática na Educação do Instituto Federal do Maranhão. Os dados da pesquisa foram obtidos através de questionários elaborados no Google Forms, e os resultados demonstram que o curso apresenta-se como um importante meio para auxiliar seus alunos, enquanto professores, a integrar as tecnologias digitais em suas salas de aula. E, por ser na modalidade a distância, colabora com ferramentas e metodologias ao inserir seus próprios alunos na educação virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

GARDENIA LIMA MARTINS MENDES, A.; BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR, J. Tecnologias digitais e formação de professores: Percepções e Relatos de Experiências de Alunos de um Curso de Especialização em Informática na Educação. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 537–546, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99539. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99539. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC