Práticas pedagógicas inovadoras: o uso do podcast na perspectiva da sala de aula invertida

Autores

  • Claudia Smaniotto Barin PPGEPT/UFSM
  • Tiago Saidelles PPGEPT/UFSM
  • Ricardo Machado Ellensohn UNIPAMPA/UFSM
  • Leila Maria Araújo Santos PPGEPT/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99535

Palavras-chave:

Sala de aula invertida. Aprendizagem centrada no aluno. Produção de conteúdo digital.

Resumo

Este artigo descreve o relato de uma experiência de uso do Podcast como elemento inovador e produtor de conhecimento, numa perspectiva de sala de aula invertida. Metodologicamente o trabalho apoia-se na metodologia da Pesquisa Baseada em Design, tendo como público alvo 50 estudantes matriculados na Disciplina de Química Agronomia. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a rede social Facebook, bem como a atividade de estudo proposta na rede e uma enquete, disponibilizada a posteriori. Os resultados obtidos apontam para a flexibilidade e a potencialidade do Podcast no âmbito educacional, possibilitando engajar o estudante no processo de aprendizagem, por meio da produção de conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

SMANIOTTO BARIN, C.; SAIDELLES, T.; MACHADO ELLENSOHN, R.; MARIA ARAÚJO SANTOS, L. Práticas pedagógicas inovadoras: o uso do podcast na perspectiva da sala de aula invertida. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 518–526, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99535. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99535. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC