O desenvolvimento de um e-book para identificar fake news: o bibliotecário como mediador na criação de critérios de avaliação da informação

Autores

  • Bruna Heller FURG
  • Joice Rejane Pardo Maurell FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99532

Palavras-chave:

tecnologias de informação e comunicação (TIC), ciência da informação, desinformação, Canva, Ensino por Projetos.

Resumo

O artigo descreve o projeto de ação de um curso de especialização EAD lato
sensu em TIC, da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Foi realizado em uma escola particular em Estância Velha-RS. Teve por objetivo desenvolver um e-book com critérios de avaliação para checagem de informação, visando um trabalho em conjunto de uma bibliotecária com alunos de 1º ano do Ensino Médio. A tecnologia digital escolhida foi o livro digital, elaborado na ferramenta Canva. Seguindo a metodologia educativa Ensino por Projetos, o projeto de ação foi de caráter qualitativo e descritivo, com aplicação de questionários. Após a realização das atividades, analisou-se questionários, além de considerar relatos, e observou-se apropriação em relação à tecnologia digital, à ferramenta e à importância de checar a informação antes de disseminá-la. Assim, teve-se uma ação interdisciplinar, proporcionando aos alunos o conhecimento de uma tecnologia digital antes desconhecida, além da noção de um olhar mais crítico para a informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

HELLER, B.; REJANE PARDO MAURELL, J. O desenvolvimento de um e-book para identificar fake news: o bibliotecário como mediador na criação de critérios de avaliação da informação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 488–497, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99532. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99532. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC