Modelos de Maturidade em um Cenário Educacional: Um Mapeamento Sistemático

Autores

  • Raul Donaire Gonçalves Oliveira ICMC-USP
  • Ellen Francine Barbosa ICMC-USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99531

Palavras-chave:

Modelo de Maturidade Educacional, Mapeamento Sistemático, Recurso Educacional Aberto.

Resumo

Este paper apresenta um mapeamento sistemático em modelos de maturidade educacionais, almejando identificar e reunir as suas principais características, inspirações e métodos de desenvolvimento. Foram identificados 22 modelos de maturidade educacionais, divididos em 25 estudos. Os resultados apontam que CMM, CMMI e SPICE são as inspirações mais comuns para os modelos educacionais existentes. Também foi constatado que estudos literários, pilot testing, workshops e surveys foram os métodos mais comuns utilizados para desenvolver tais modelos. Finalmente, não foi possível encontrar nenhum estudo especificamente relacionado a modelos de maturidade para recursos educacionais abertos, destacando uma lacuna na área que pode ser apurada em trabalhos futuros.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

DONAIRE GONÇALVES OLIVEIRA, R.; FRANCINE BARBOSA, E. Modelos de Maturidade em um Cenário Educacional: Um Mapeamento Sistemático. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 478–487, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99531. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99531. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC