CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ana Claudia Loureiro UNASP
  • Carolina Costa Cavalcanti UNASP
  • Cristina Zukowsky Tavares, UNASP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99530

Palavras-chave:

Formação de professores. Tecnologias e Educação. Práticas pedagógicas.

Resumo

Este estudo objetivou relatar as concepções do professor sobre o uso das TIC na educação e a mudança dessas concepções após uma formação docente pautada na vivência de modelos pedagógicos, habilidades e organização que pudessem ser incorporados às práticas docentes. Para atendimento do objetivo do estudo foram comparadas as respostas de dois questionários aplicados a 36 docentes para verificar a utilização das TIC em seu cotidiano escolar. Os resultados indicaram que a maioria adota as tecnologias, mas ainda não sabe integrá-las à prática pedagógica. Após a formação recebida, as professoras apresentaram mudança de concepção e intenção de modificar a prática adotada, incorporando as TIC e as estratégias ativas em suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

CLAUDIA LOUREIRO, A.; COSTA CAVALCANTI, C.; ZUKOWSKY, C. CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 468–477, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99530. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99530. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC