Análise do Uso da Cultura Maker em Contextos Educacionais: Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Bruna Braga de Paula Unifesp
  • Tiago de Oliveira Unifesp
  • Camila Bertini Martins Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99528

Palavras-chave:

cultura maker, mão na massa, faça você mesmo, educação, ensino.

Resumo

A cultura maker tem como principal objetivo a mão na massa, possibilitar a
invenção e a solução de problemas; onde criar, modificar ou construir algum objeto é o foco. No contexto educacional a cultura maker busca explorar as atividades práticas em sala de aula, possibilitando a criação e resolução de problemas ao se construir protótipos e outros objetos que visam desenvolver diferentes habilidades. Dentro deste contexto, o objetivo do trabalho é apresentar uma visão geral dos estudos que abordam a cultura maker no meio educacional, utilizando uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Para a obtenção dos estudos da RSL, foram utilizadas as bases de dados da ACM Digital Library, Emerald Insight, IEEE Xplore e Springer Link. De acordo com os resultados obtidos, verifica-se que o tema tem atraído a atenção da comunidade científica internacional, sendo a maior parte das pesquisas voltadas para o domínio de aprendizagem de Ciência e Tecnologia. A RSL aponta, também, para a necessidade de mais estudos relacionados à aplicação maker no ensino, o que propiciaria uma exploração e desenvolvimento de novas ferramentas e materiais, bem como a carência de novos instrumentos para medir a sua eficácia na educação.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

BRAGA DE PAULA, B.; DE OLIVEIRA, T.; BERTINI MARTINS, C. Análise do Uso da Cultura Maker em Contextos Educacionais: Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 447–457, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99528. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99528. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC