“Não ligue o computador”: a Computação Desplugada como Estratégia Metodológica para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica – Uma Revisão Sistemática da Literatura.

Autores

  • Dalilla da Silva Souza IFBA - Porto Seguro, BA - Brasil
  • Josualdo Dias IFBA - Porto Seguro, BA - Brasil
  • Kátia Silva Santos IFBA - Porto Seguro, BA - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99526

Palavras-chave:

Computação Desplugada. Educação Básica. Pensamento Computacional.

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura, desenvolvida com o intuito de realizar levantamento bibliográfico com os artigos que trazem atividades desenvolvidas na educação básica para o aprimoramento do pensamento computacional, utilizando o viés da estratégia metodológica da Computação Desplugada. Com a elaboração desse trabalho buscou-se levantar quais atividades vêm sendo aplicadas no meio educacional para a disseminação e democratização do pensamento computacional. Por meio da leitura dos artigos observou-se que atividades desenvolvidas de forma desplugada, relacionando conteúdos computacionais, possibilitam um melhor desenvolvimento do pensamento computacional, além de gerar um aprendizado mais interessante, desafiador, e significativo aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

DA SILVA SOUZA, D.; DIAS, J.; SILVA SANTOS, K. “Não ligue o computador”: a Computação Desplugada como Estratégia Metodológica para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica – Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 427–436, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99526. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99526. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC