Protótipo de Aplicativo Educativo para o ensino de POO: Avaliação da Usabilidade e Experiência do Usuário

Autores

  • Marleude Pantoja Cristo Moura UFPA
  • Raiza Portilho Nunes UFPA
  • Miguel Ângelo Rodrigues Mocbel UFPA
  • Fabrício de Souza Farias UFPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99485

Palavras-chave:

programação orientada a objetos, usabilidade, experiência do usuário.

Resumo

O ensino de programação orientada a objetos (POO) é considerado um processo não trivial e desafiador para muitos estudantes. Neste cenário, diversos softwares são apresentados oferecendo suporte ao ensino de POO. No entanto, antes de implementá-los é importante avaliar critérios técnicos para melhor aceitação e eficácia. Desta forma, este trabalho apresenta um protótipo de software para o ensino de POO e analisa critérios de Usabilidade e Experiência do Usuário, para verificar a adequação do projeto e a facilidade de interação dos usuários. Os resultados evidenciam a importância da aplicação desses critérios durante as etapas planejamento de um software.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

PANTOJA CRISTO MOURA, M.; PORTILHO NUNES, R.; ÂNGELO RODRIGUES MOCBEL, M.; DE SOUZA FARIAS, F. Protótipo de Aplicativo Educativo para o ensino de POO: Avaliação da Usabilidade e Experiência do Usuário. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 305–314, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99485. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99485. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais