EstomatoPEP: Prontuário eletrônico desenvolvido para otimizar a educação em serviço numa clínica escola de odontologia

Autores

  • Aline Cachate de Farias CESMA
  • Carlos Alberto Correia Lessa Filho CESMAC
  • Arthur Eric Costa Wanderley CESMAC
  • Thiago José Gomes Oliveira CESMAC
  • Luciano Bairros CESMAC
  • Sonia Maria Soares Ferreira CESMAC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99478

Palavras-chave:

Registros eletrônicos de saúde. Odontologia. Software.

Resumo

O sistema de Prontuário Eletrônico do paciente (PEP) é um recurso tecnológico
que consiste em uma ferramenta muito eficaz. Desta forma, o foco principal desta pesquisa foi desenvolver e validar um PEP voltado para estomatologia na forma de aplicativo para Smartphones e Tablets, tendo como parâmetro o prontuário físico utilizado na triagem de pacientes de uma Clínica Escola de Odontologia. O aplicativo foi desenvolvido usando o framework Ionic e Cordova e por questões de segurança foi desenvolvido um webservice que está alocado dentro da própria instituição. Para a construção do webservice foi utilizado o interpretador NodeJS com framework Express, para recebimento das requisições e respostas do aplicativo. A fase de validação foi realizada através da metodologia de grupo focal e oficinas com professores, alunos e pacientes onde foram testadas todas as funcionalidades e realizados os ajustes até a versão final. A versão final está registrada no Instituto Nacional da propriedade Intelectual. Conclui-se nesse estudo que a implantação do PEP na clínica escola de odontologia trará agilidade, segurança, qualidade de armazenamento de informações e geração de relatórios para as atividades clínicas dando suporte para as pesquisas, trazendo um retorno importante para a comunidade acadêmica e para a sociedade.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

CACHATE DE FARIAS, A.; ALBERTO CORREIA LESSA FILHO, C.; ERIC COSTA WANDERLEY, A.; JOSÉ GOMES OLIVEIRA, T.; BAIRROS, L.; MARIA SOARES FERREIRA, S. EstomatoPEP: Prontuário eletrônico desenvolvido para otimizar a educação em serviço numa clínica escola de odontologia. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 253–262, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99478. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99478. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais