Análise sobre Sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle

Autores

  • Anita Raquel da Silva IFRS
  • Marcelo Augusto Rauh Schmitt IFRS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99475

Palavras-chave:

Learning Analytics, Relato´ rio, Sistema, EAD, docente.

Resumo

O presente artigo é resultado da análise de sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas dos docentes em cursos que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Realizou-se estudo bibliográfico para determinar que tipo de software vem sendo proposto por pesquisadores para apoiar as atividades docentes em cursos a distância de graduação e pós-graduação. Pretende-se verificar os trabalhos realizados que forneçam subsídios diretamente para os professores a fim de que esses possam tomar decisões pedagógicas. Exclui-se aqui sistemas de Learning Analytics (LA) que forneçam informações diretamente para os alunos e que apresentem características de predição automática. Ao final da análise constatou-se uma grande utilização de LA pelas instituições de ensino tendo como foco a entrega de informações para os tutores e docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

RAQUEL DA SILVA, A.; AUGUSTO RAUH SCHMITT, M.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. Análise sobre Sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 234–243, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99475. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99475. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Plataformas abertas, código aberto, software livre e seus impactos, usos e metodologias em processos de ensino-aprendiza