Mineração de dados auxiliando na descoberta das causas da evasão escolar: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores

  • Leonardo Torres Marques UFERSA/UERN
  • Angélica Félix De Castro UFERSA
  • Bruno Torres Marques UFC
  • Jesaias Carvalho Pereira Silva UFERSA/UERN
  • Paulo Gabriel Gadelha Queiroz UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99470

Palavras-chave:

mapeamento sistemático da literatura, evasão escolar, mineração de dados, fatores indutores.

Resumo

Este trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre evasão escolar, em que se buscou identificar tecnologias de mineração de dados e fatores indutores para evasão escolar, que vem sendo exploradas para desvendar as possíveis causas da evasão escolar. As buscas foram realizadas em quatro bases de dados científicas, com o objetivo de responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais ferramentas, técnicas e fatores indutores vem sendo utilizados para desvendar possíveis causas da evasão escolar?”. Observou-se que a ferramenta Weka é a mais utilizada para auxiliar a desvendar as causas da evasão escolar. Entre as técnicas, destaca-se a utilização da classificação. Por fim, o mapeamento identificou que os principais trabalhos da área se concentram em estudar fatores relacionados às características individuais do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

TORRES MARQUES, L.; FÉLIX DE CASTRO, A.; TORRES MARQUES, B.; CARVALHO PEREIRA SILVA, J.; GABRIEL GADELHA QUEIROZ, P. Mineração de dados auxiliando na descoberta das causas da evasão escolar: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 194–203, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99470. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99470. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais