Um Jogo Móvel Baseado em Localização para Motivar e Acompanhar Estudantes no Processo de EnsinoAprendizagem

Autores

  • Luis Eduardo Costa Laurindo Faculdade Estácio | CEUT
  • Ivan Rodrigues de Moura Rodrigues de Moura
  • Matias Romário Pinheiro dos Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99466

Palavras-chave:

jogo móvel baseado em localização, realidade aumentada, engajamento, ensinoaprendizagem.

Resumo

Diante do atual contexto educacional, percebese dificuldade em motivar e envolver os estudantes nas atividades escolares por meio de métodos tradicionais de ensino. Pesquisadores acreditam que esta insatisfação pode ser causada pelo fato de que os jovens que convivem com mídias digitais em seu dia a dia tenham dificuldades para aprender por meio dos métodos tradicionais. Assim, este artigo desenvolveu um Jogo Móvel Baseado em Localização (JMBL) com recursos de Realidade Aumentada (RA). O objetivo é proporcionar aos estudantes um ambiente lúdico e motivador para atividades escolares. Por meio de uma avaliação ergonômicopedagógica, os resultados demonstraram que o JMBL projetado permite uma experiência agradável ao usuário e possui uma estrutura pedagógica capaz de contribuir significativamente para a aprendizagem do estudante.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

EDUARDO COSTA LAURINDO, L.; RODRIGUES DE MOURA, I.; ROMÁRIO PINHEIRO DOS SANTOS, M. Um Jogo Móvel Baseado em Localização para Motivar e Acompanhar Estudantes no Processo de EnsinoAprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 163–172, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99466. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99466. Acesso em: 4 jul. 2022.