Mapeamento Sistemático sobre o desenvolvimento e a utilização de Jogos e Simuladores no ensino de Redes de Computadores

Autores

  • Garibaldi da Silveira Júnior IFFAR
  • Roseclea D. Medina UFSM
  • Paulo R Barbieri Dutra Lima IFFAR
  • Alex Eder da Rocha Mazzuco IFFAR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99457

Palavras-chave:

jogos sérios, simuladores, redes de computadores, mapeamento sistemático

Resumo

As disciplinas que abrangem o conhecimento de redes de computadores, presentes na maioria dos cursos técnicos e superiores da área de informática, tendem a possuir uma abordagem teórica na maior parte do tempo, visto que o alto custo dos equipamentos de rede muitas vezes impossibilita a prática. Jogos e simuladores podem representar uma alternativa viável para o ensino destes conteúdos, onde práticas reais podem ser feitas diretamente no ambiente virtual simulado. Este trabalho teve como objetivo analisar como estão sendo desenvolvidos e utilizados jogos e simuladores para o ensino de redes de computadores. O processo foi realizado no formato de um mapeamento sistemático, que resultou no total de 27 artigos. onde foi verificado quais tecnologias foram utilizadas no desenvolvimento dos mesmos, para qual plataforma eles foram desenvolvidos, e quais conteúdos educacionais são utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

DA SILVEIRA JÚNIOR, G.; D. MEDINA, R.; R BARBIERI DUTRA LIMA, P.; EDER DA ROCHA MAZZUCO, A. Mapeamento Sistemático sobre o desenvolvimento e a utilização de Jogos e Simuladores no ensino de Redes de Computadores. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 152–162, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99457. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99457. Acesso em: 1 jul. 2022.