CONTRIBUIÇÃO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM “ORGÃOS DO SENTIDO” PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99431Palavras-chave:
objeto de aprendizagem, recursos tecnológicos, educação especial, acessibilidade educacional, capacidade de aprendizagem.Resumo
O desenvolvimento tecnológico e a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular têm demandado que professores desenvolvam e utilizem recursos digitais para auxiliar a aprendizagem dos alunos. Dentre os recursos, destacam-se os objetos de aprendizagem-OA. Este estudo tem como objetivo verificar como um OA contribui para o aprendizado de alunos com deficiência intelectual-DI. A pesquisa é qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso, sendo realizada a observação participante em uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os sujeitos são dois alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Os dados foram elencados em três categorias e analisados qualitativamente. Os resultados evidenciaram que o OA proporciona motivação, sobretudo pelo feedback, ao contemplar o lúdico por meio de imagens interativas; os recursos de acessibilidade, áudios explicativos e textos objetivos, de fácil compreensão, permitiram melhor interação com os estudantes, sendo possível verificar o potencial de aprendizagem do OA. Pode-se concluir que o OA contribuiu para a aprendizagem dos alunos com DI, a partir da ressignificação das respostas apresentadas.
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