Ensinando a Identificação de Caracteres Braille utilizando Dispositivos Móveis e um Display Braille

Autores

  • Victor Hazin da Rocha UFPE
  • Diogo Silva UFPE
  • Alvaro Boa Vista Maia Bisneto UFPE
  • Guthemberg Felipe da Silva UFPE
  • Fernando da Fonseca de Souza UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99429

Palavras-chave:

Software Educacional, Acessibilidade, Display Braille, Deficiência Visual

Resumo

O número de deficientes visuais no mundo aumentou nos ultimos anos, contudo a taxa de alfabetização dessa parte da população vem caindo consideravelmente. Sendo um dos principais fatores para esse problema, a falta de instrutores aptos a alfabetizar pessoas em Braille. Neste contexto, este artigo apresenta o Braille Reader Tutor, uma aplicação para smartphones e um display Braille open souce, capaz de ensinar a identificação de letras e caracteres Braille, sua correspondência para o alfabeto romano, sem a necessidade de um tutor humano. Diante do exposto, foi feita uma pesquisa com profissionais especialistas em ensino de Braille para a avaliação do método proposto. Por fim, o aplicativo e o display foram desenvolvidos e disponibilizados para avaliação de profissionais responsáveis por afalbetizar deficientes visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

HAZIN DA ROCHA, V.; SILVA, D.; BOA VISTA MAIA BISNETO, A.; FELIPE DA SILVA, G.; DA FONSECA DE SOUZA, F. Ensinando a Identificação de Caracteres Braille utilizando Dispositivos Móveis e um Display Braille. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 82–91, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99429. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99429. Acesso em: 28 mar. 2024.