Governança Colaborativa em Instituições de Ensino: Uma Quasi- Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Danilo Ferreira Neves
  • Lidiany Cerqueira Santos UFS
  • Mylena Alves Santos UFS
  • Methanias Colaço Rodrigues Júnior PROCC/UFS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99290

Palavras-chave:

Participação Eletrônica, Democracia, Comunidade Acadêmica, Governança Colaborativa.

Resumo

Contexto. Tecnologias para estimular a participação eletrônica vem sendo adotadas por governos como forma de legitimar direitos, promover transparência e resolver problemas de forma mais eficiente. Embora validada no cenário político, a governança colaborativa ainda é pouco adotada em centros acadêmicos. Objetivo. Entender e mapear como práticas colaborativas estão sendo adotadas na governança de instituições de ensino. Metodologia. Foi elaborada uma Quasi-revisão sistemática da literatura. Resultado. A busca selecionou 3 estudos entre 526. Após análise, foram identificados nos estudos os recursos pertinentes para viabilização de colaboração, as práticas de participação utilizadas e como a inserção desse modelo administrativo influenciou na qualidade de ensino e no desenvolvimento da comunidade acadêmica. Conclusão. Pelo caráter metodológico aplicado, o trabalho serve como um guia, identificando tendências e sintetizando práticas que podem ser replicadas em novos projetos.

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Biografia do Autor

Danilo Ferreira Neves

PROCC/UFS

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

FERREIRA NEVES, D.; CERQUEIRA SANTOS, L.; ALVES SANTOS, M.; COLAÇO RODRIGUES JÚNIOR, M. Governança Colaborativa em Instituições de Ensino: Uma Quasi- Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 21–30, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99290. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99290. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador