Discurso do Sujeito Coletivo aplicado a medição da motivação dos alunos durante a execução de atividades

Autores

  • SAM da S. Devincenzi UNIPAMPA
  • Viviani Rios Kwecko IFRS
  • Fernando Pereira de Tolêdo FURG
  • Gabriel Moraes FURG
  • Silvia Silva da Costa Botelho FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.96179

Palavras-chave:

PBL, DSC, motivação, aluno, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

Neste estudo buscamos compreender como a motivação dos estudantes a aprendizagem pode ser afetada por envio de gatilhos motivacionais automáticos durante a execução das atividades em ambientes de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). A metodologia para validação dos gatilhos foi desenvolvida em dois momentos: (i) em 2017 com a participação de 60 alunos do curso de Engenharia de Software; e (ii) em 2018 com 23 alunos do segundo ano do curso de Engenharia de Computação. Ao final de cada um desses estudos, os pontos de vista dos alunos foram agrupados por classe e expressos através da construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Assim, este estudo contribui para a discussão e apresentação do DSC como abordagem capaz de auxiliar os professores durante a avaliação das atividades propostas em sala de aula, principalmente por possibilitar observar a opinião de um grupo como um único sujeito.

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

DA S. DEVINCENZI, S.; RIOS KWECKO, V.; PEREIRA DE TOLÊDO, F.; MORAES, G.; SILVA DA COSTA BOTELHO, S. Discurso do Sujeito Coletivo aplicado a medição da motivação dos alunos durante a execução de atividades. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 537–546, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.96179. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/96179. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC