Inteligência Social de uma cidade: escutar e aprender os contextos narrados pelo cidadão em meios as redes sociais

Autores

  • Viviani Rios Kwecko IFRS
  • Fernando Pereira de Tolêdo FURG
  • Gabriel Moraes FURG
  • Silvia Silva da Costa Botelho FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.96171

Palavras-chave:

Este estudo apresenta como objetivo a criação de um modelo tecnológico de escuta e interação de modo a qualificar a relação da população com sua cidade via produção de conhecimento em redes sociais digitais. Essa modelagem é composta por três e

Resumo

Este estudo apresenta como objetivo a criação de um modelo tecnológico de escuta e interação de modo a qualificar a relação da população com sua cidade via produção de conhecimento em redes sociais digitais. Essa modelagem é composta por três etapas: um sistema de mineração de dados no qual combinamos diversas técnicas para a descoberta de conhecimento, resultando na escuta coletiva do cidadão, gerando a partir disso, termos representativos “sociais” (de todos); a compreensão destes termos como representações sociais de contextos, através de uma Análise Iimplicativa Hierárquica (A.S.I.) buscando a visualização a similaridade de diferentes percursos associativos; e uma última etapa de intervenção social, durante a qual é prevista a atuação de um chatbot visando uma conscientização da papulação acerca inteligência social da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

RIOS KWECKO, V.; PEREIRA DE TOLÊDO, F.; MORAES, G.; SILVA DA COSTA BOTELHO, S. Inteligência Social de uma cidade: escutar e aprender os contextos narrados pelo cidadão em meios as redes sociais. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 183–192, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.96171. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/96171. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Inteligência Artificial na Educação