O Ensino de Programação Mediado por Tecnologias Educacionais: uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Cleitom José Richter Instituto Fed. de Educ., Ciênc. e Tecn. Farroupilha (IFFAR)
  • Giliane Bernardi Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Andre Zanki Cordenonsi Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95903

Palavras-chave:

Ensino de Programação. Tecnologia Educacional. Programação Orientada a Objetos

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que buscou investigar e identificar, em nível nacional, as principais tecnologias educacionais e estratégias pedagógicas utilizadas como mediadoras para o ensino de programação de computadores, com ênfase na Programação Orientada a Objetos. Após a seleção dos estudos primários, foram analisados 136 estudos, os quais indicaram que os softwares Scratch e Alice foram os mais citados e as abordagens por Oficinas, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) foram as mais exploradas.

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

JOSÉ RICHTER, C.; BERNARDI, G.; ZANKI CORDENONSI, A. O Ensino de Programação Mediado por Tecnologias Educacionais: uma Revisão Sistemática de Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 517–526, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95903. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95903. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC