Sala de Aula Invertida em aulas de Matemática Financeira Básica no Ensino Médio: reflexões sobre atividades e recursos didáticos digitais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95858Palavras-chave:
Sala de Aula Invertida em aulas de Matemática Financeira Básica no Ensino Médio, reflexões sobre atividades e recursos didáticos digitaisResumo
A Sala de Aula Invertida (SAI) é uma metodologia ativa que propõe o uso do
tempo de sala de aula para a realização de atividades diferenciadas, ficando o estudo dos temas como uma ação extraclasse. Este artigo tem como objetivo apresentar atividades e recursos didáticos digitais para a aplicação da SAI em aulas de Matemática Financeira Básica, no Ensino Médio, assim como analisar dados de um teste exploratório desses materiais. A elaboração e a seleção dos materiais tiveram por base critérios da literatura e a Teoria da Aprendizagem Significativa. Posteriormente, foi realizado um teste exploratório com professores de Matemática. A pesquisa teve caráter qualitativo e os dados, coletados por observação, questionários e fóruns de discussão, sinalizaram que os materiais estavam adequados e, também, permitiram tecer reflexões sobre o tema.
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