COMO O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MÍDIAS PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE?

Autores

  • Arianny de Sousa Lira PGECM IFCE
  • Darlene Alves Leitão UFC
  • Juscileide Braga de Castro UFC e PGECM IFCE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95850

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Construcionismo. Autoria. Formação docente.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de construção do conhecimento dos docentes por meio da produção de recursos educacionais digitais, em uma oficina com o Scratch. A temática emerge sobre a importância da produção e da utilização de mídias e do desenvolvimento do pensamento computacional. A pesquisa teve abordagem metodológica qualitativa e analisou: registros escritos, fotográficos; transcrições e material produzido pelos participantes. Dentre as contribuições advindas do processo, destacam-se a percepção do processo vivenciado como uma metodologia a ser desenvolvida na escola; assim como, a possibilidade de dar ao professor o papel de autor de seu próprio material didático. A partir dos resultados, ressalta-se a importância da formação docente amparada na prática profissional.

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

DE SOUSA LIRA, A.; ALVES LEITÃO, D.; BRAGA DE CASTRO, J. COMO O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MÍDIAS PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE?. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 425–434, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95850. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95850. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Software livre na educação