GeometriAR: aplicativo educacional com realidade aumentada para auxiliar o ensino de sólidos geométricos

Autores

  • Allisson Pierre Lino Gomes UNIVASF
  • Ricardo Argenton Ramos UNIVASF
  • Lucas Florêncio de Brito UNIVASF
  • Michel Ferreira Batista UNIVASF
  • Brauliro Gonçalves Leal UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95848

Palavras-chave:

Matemática. Realidade Aumentada. Aplicativo Educacional. Geometria Espacial.

Resumo

Pesquisas mostram que o ensino de matemática tem baixa eficiência no
Brasil. Uma possível solução para ajudar na melhoria do ensino é a utilização de
recursos computacionais. Entre esses recursos, a realidade aumentada (RA) vem
ganhando destaque por facilitar a percepção de objetos em 3D. Assim, este artigo
apresenta o GeometriAR, um aplicativo educacional que utiliza RA para contribuir no
ensino de geometria espacial. O aplicativo reproduz sólidos geométricos em 3D a partir de imagens de figuras planas. Para validação do aplicativo foi feita uma pesquisa com professores de matemática, considerando aspectos gerais, pedagógicos, de usabilidade, de conteúdo e interface. Com os resultados obtidos, concluiu-se que o aplicativo pode ser utilizado como ferramenta auxiliar no ensino de geometria espacial em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

PIERRE LINO GOMES, A.; ARGENTON RAMOS, R.; FLORÊNCIO DE BRITO, L.; FERREIRA BATISTA, M.; GONÇALVES LEAL, B. GeometriAR: aplicativo educacional com realidade aumentada para auxiliar o ensino de sólidos geométricos. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 405–414, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95848. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95848. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais