Criação de objeto digital como suporte para aprendizagem de Combinatória nos Anos Iniciais

Autores

  • Elisa Friedrich Martins PGIE – UFRGS
  • Lucas Vieira Lima IME –UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso IME – PPGEMat – PGIE – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95845

Palavras-chave:

combinatória, matemática, anos iniciais, objeto de aprendizagem.

Resumo

Nesse artigo, apresenta-se as etapas de desenvolvimento de um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) utilizado em pesquisa sobre o pensamento combinatório de estudantes dos Anos Iniciais. Os requisitos do ODA, assim como seus aspectos técnicos e teóricos, são apresentados de maneira a elucidar sua criação e desenvolvimento. Apresenta-se a cronologia da criação, desde a primeira versão até sua versão atual bem como os resultados do uso com alunos dos anos iniciais de uma escola pública do Ensino Fundamental. A importância desse tipo de material e a relevância de sua utilização nas escolas são aspectos discutidos no texto. A partir dos dados produzidos até o presente momento, pode-se dizer que sua utilização é adequada para a faixa etária para o qual foi planejado, constituindo-se em material que pode favorecer a aprendizagem das primeiras noções de Análise Combinatória por alunos dos Anos Inicias do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

FRIEDRICH MARTINS, E.; VIEIRA LIMA, L.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Criação de objeto digital como suporte para aprendizagem de Combinatória nos Anos Iniciais. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 385–394, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95845. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95845. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais