Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel

Autores

  • Fabrício Herpich PPGIE, UFRGS
  • Felipe Becker Nunes AMF
  • Giani Petri UFSM
  • Priscila Nicolete PPGIE, UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95842

Palavras-chave:

Modelo de Avaliação, Realidade Aumentada, Aprendizagem Móvel, Tecnologia Educacional.

Resumo

A inserção de tecnologias no âmbito educacional tem fomentado novos
recursos e experiências educacionais aos seus usuários, capazes de auxiliar no
processo de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. Dentre as tecnologias
emergentes, o uso de realidade aumentada em dispositivos móveis tem se destacado, em virtude da combinação entre os recursos de multimídia aumentada e de aprendizagem móvel. No entanto, é essencial que essas abordagens educacionais sejam devidamente avaliadas, a fim de obter evidências de sua qualidade. Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de um modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel, desenvolvido a partir de estudos prévios e de uma metodologia para a definição do objetivo de avaliação, fatores de qualidade, dimensões e itens de avaliação. O modelo foi avaliado por 15 especialistas relacionados à área de concentração do instrumento e validado com base em suas asserções. Os resultados obtidos foram satisfatórios e permitiram validar construção do modelo para futuras aplicações no âmbito educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

HERPICH, F.; BECKER NUNES, F.; PETRI, G.; NICOLETE, P.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 355–364, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95842. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95842. Acesso em: 7 fev. 2023.