Avaliação da influência de fatores sociais e econômicos no uso da metodologia PBL + M-Learning para o ensino da matemática

Autores

  • Tarcisio Tavares Sanches UFPA
  • Miguel Ângelo Rodrigues Mocbel UFPA
  • Vicente Caldas de Castro UFPA
  • Carlos Augusto Machado dos Santos UFPA
  • Leonardo Gonçalves Martins UFPA
  • Waldma Maíra Menezes de Oliveira UFPA
  • Álvaro Júnior Melo e Silva UFPA
  • Fabricio de Souza Farias UFPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95800

Palavras-chave:

aprendizado, PBL, m-learning, matemática.

Resumo

Embora o método de ensino tradicional seja predominantemente adotado nas
escolas, os índices de avaliação estudantis apresentam dados alarmantes que ilustram a necessidade da busca por novas metodologias permanentes para o aprendizado. Diversos pesquisadores apresentam trabalhos que apontam o aprendizado baseado em problemas (PBL) e o aprendizado baseado no uso de plataformas móveis (m-learning) como caminhos para melhoria do desempenho dos estudantes. Este artigo analisa de modo tridimensional o uso do PBL e m-learning, considerando fatores sociais e econômicos no contexto da disciplina de matemática. A partir deste estudo, é possível inferir que fatores sociais e econômicos influenciam no sucesso da metodologia proposta, assim como, o impacto da metodologia no desempenho dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

TAVARES SANCHES, T.; ÂNGELO RODRIGUES MOCBEL, M.; CALDAS DE CASTRO, V.; AUGUSTO MACHADO DOS SANTOS, C.; GONÇALVES MARTINS, L.; MAÍRA MENEZES DE OLIVEIRA, W.; JÚNIOR MELO E SILVA, Álvaro; DE SOUZA FARIAS, F. Avaliação da influência de fatores sociais e econômicos no uso da metodologia PBL + M-Learning para o ensino da matemática. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 326–335, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95800. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95800. Acesso em: 8 fev. 2023.