A utilização de um jogo sério em aulas introdutórias à educação financeira

Autores

  • Camila Peres IFRS
  • Evandro Manara Miletto IFRS
  • Johnata Souza Santicioli IFRS
  • Willian Chimura IFRS
  • Silvia Bertagnolli IFRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95728

Palavras-chave:

Educação Financeira. Finanças Pessoal e Familiar. Jogos Sérios. Tecnologia Educacional.

Resumo

Este artigo explora a utilização a utilização de Jogos Sérios como material de apoio pedagógico em aulas introdutórias à Educação Financeira, com o intuito de contribuir com a aprendizagem de conceitos introdutórios, voltada para estudantes adultos. Durante o desenvolvimento do jogo foram considerados estes conceitos relevantes, de forma a refleti-los no ambiente do jogo. O jogo foi aplicado em uma aula composta por três etapas: uma breve explanação teórica sobre Educação Financeira, uma explicação sobre o funcionamento e as regras do jogo, bem como o uso deste pelos estudantes, e a aplicação de um questionário para validar a contribuição do jogo como material pedagógico, incluindo aspectos técnicos relacionados a ele. Concluiu-se que o jogo cumpriu com sua meta de favorecer a aprendizagem dos conceitos propostos.

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

PERES, C.; MANARA MILETTO, E.; SOUZA SANTICIOLI, J.; CHIMURA, W.; BERTAGNOLLI, S. A utilização de um jogo sério em aulas introdutórias à educação financeira. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 223–232, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95728. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95728. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Jogos educacionais