Ecoagente: um jogo educativo para a conscientização sobre a importância da preservação ambiental

Autores

  • Graceline de Oliveira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95726

Palavras-chave:

Jogos Educativos, Educação Ambiental, Preservação Ambiental, Ecoagente, Jogos Digitais.

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e validação do jogo educativo Ecoagente, que tem por objetivo auxiliar o processo de ensino e aprendizagem sobre questões ambientais. Para sua validação é utilizado um modelo de avaliação de jogos educacionais que compreende o modelo de avaliação de treinamento de Kirkpatrick, o modelo ARCS, o modelo UX (User Experience) e a taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom. Como resultado têm-se a implementação do jogo e sua aplicação com 70 alunos de uma escola municipal de Criciúma, Santa Catarina. Na análise dos dados pode-se observar a motivação ao utilizar o jogo, a experiência dos usuários e, quanto aos objetivos educacionais do recurso. Este modelo demonstrou-se efetivo quanto à validação deste jogo, contribuindo para qualificar o Ecoagente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

DE OLIVEIRA, G. Ecoagente: um jogo educativo para a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 203–212, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95726. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95726. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Jogos educacionais