Construção de um jogo educativo em uma plataforma de desenvolvimento de jogos e aplicativos de baixo grau de complexidade: o caso do Quizmica - Radioatividade

Autores

  • Cicero Ernandes de Melo Santos UFRPE
  • Bruno Silva Leite UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95725

Palavras-chave:

Jogo Digital, Ensino de Química, Radioatividade, Quiz.

Resumo

Observa-se atualmente uma forte tendência de uso das tecnologias digitais como subsídios na construção do conhecimento. A utilização de jogos digitais, na
educação, tem contribuído para o processo de ensino e aprendizagem. Dentre os diversos tipos, o Quiz é um gênero de jogo bem difundido entre os usuários da web. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar o projeto e o desenvolvimento de um jogo digital do tipo Quiz que cadencia a aprendizagem sobre Radioatividade e entretenimento. Para a elaboração do Quiz optou-se pelo MIT App Inventor por ser uma plataforma gratuita de desenvolvimento de jogos e aplicativos de baixo grau de complexidade. Além disso, esta pesquisa mostra os aspectos técnicos e demais propriedades do jogo Quizmica – Radioatividade que tem como intuito contribuir para a compreensão dos conteúdos de radioatividade, proporcionando uma aprendizagem mais ativa sobre o assunto proposto, possibilitando que os estudantes façam uso do aplicativo de modo ubíquo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

ERNANDES DE MELO SANTOS, C.; SILVA LEITE, B. Construção de um jogo educativo em uma plataforma de desenvolvimento de jogos e aplicativos de baixo grau de complexidade: o caso do Quizmica - Radioatividade. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 193–202, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95725. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95725. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Jogos educacionais