CADAP – Uma ferramenta de apoio para um modelo de avaliação de aprendizagem baseado no desenvolvimento de conhecimento, habilidades e competências e na reação emocional dos alunos

Autores

  • Carla Marina Paxiúba UFOPA
  • Celson Pantoja Lima UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95714

Palavras-chave:

Expressões Faciais, Emoções, Aprendizagem, Avaliação

Resumo

Na atual literatura é amplamente aceito que as emoções influenciam significativamente no processo de aprendizagem, porém, como reconhecer as emoções dos alunos, e, como relacionar os vários tipos de emoções com a aprendizagem, continua a ser uma questão em aberto. Outra questão bastante estudada é como avaliar a aprendizagem dos alunos em ambientes educacionais. Para que seja possível correlacionar as emoções dos alunos com a aprendizagem este artigo propõe utilizar a avaliação de aprendizagem baseada em evidências de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos e competências e a utilização de uma ferramenta de reconhecimento de emoções a partir de expressões faciais dos alunos – CADAP. E assim, com estes instrumentos, obter correlações entre emoções, conteúdos didáticos, formas de ensino, estilos de aprendizagem e desempenho dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

MARINA PAXIÚBA, C.; PANTOJA LIMA, C. CADAP – Uma ferramenta de apoio para um modelo de avaliação de aprendizagem baseado no desenvolvimento de conhecimento, habilidades e competências e na reação emocional dos alunos. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 124–133, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95714. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95714. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Educação e neurociência