Aprendizagem baseada em projetos na informática em saúde: desenvolvendo aplicativos com App Inventor

Autores

  • Lidiany Cerqueira Santos UFS
  • Danilo Ferreira Neves PROCC/UFS
  • Hélio Cardoso de Moura Filho UFS
  • Fabrício dos Santos Menezes UFS/USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95703

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Informática em Saúde, Educação

Resumo

informática se tornou essencial na área da saúde. Políticas de informatização
vem sendo implantadas pelo governo brasileiro para capacitar profissionais e acadêmicos, estabelecendo novas relações com a tecnologia e permitindo idealizar novas aplicações de recursos computacionais. O objetivo desse trabalho é relatar e avaliar uma experiência de ensino baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos em uma disciplina de Informática Aplicada à Saúde para graduação. Na disciplina, foi proposto o desenvolvimento de aplicativos móveis para a saúde. A turma contou com a participação de 21 alunos que foram avaliados qualitativamente por dois surveys. Todos os alunos completaram a disciplina e relataram um impacto positivo na sua formação. Cinco aplicativos foram construídos e uma nova percepção de tecnologia foi adquirida, 15 estudantes afirmaram estar motivados para aprender novas tecnologias e 16 se consideraram aptos para desenvolver novos aplicativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

CERQUEIRA SANTOS, L.; FERREIRA NEVES, D.; CARDOSO DE MOURA FILHO, H.; DOS SANTOS MENEZES, F. Aprendizagem baseada em projetos na informática em saúde: desenvolvendo aplicativos com App Inventor. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 42–51, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95703. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95703. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador