Uma análise do uso de avaliações por pares e rubricas na promoção de interação entre alunos em uma disciplina de graduação em engenharia de computação

Autores

  • Tiago de Oliveira Unifesp
  • Denise Stringhini Unifesp
  • José Jailson Santos Craibas Unifesp
  • Deborah Godoy Martins Corrêa Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95702

Palavras-chave:

avaliação por pares, rubrica, aprendizado baseado em problemas.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre o uso da combinação das técnicas de
avaliação por pares e de rubricas na promoção de interação entre alunos em práticas de ensino baseadas em problemas numa disciplina de graduação em Engenharia de Computação. A metodologia de ensino adotada na disciplina se estrutura no preenchimento de fichas de avaliação pelos alunos de acordo com rubricas previamente disponibilizadas pelo instrutor. Essa metodologia foi aplicada para uma turma de 25 alunos, tendo sido analisados os comentários produzidos nas fichas de avaliação e os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. Como resultado, conclui-se que o emprego dessas técnicas tem mostrado a efetivação de um ambiente educacional favorável à interação, verificando-se, inclusive, a implementação de itens não obrigatórios nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

DE OLIVEIRA, T.; STRINGHINI, D.; JAILSON SANTOS CRAIBAS, J.; GODOY MARTINS CORRÊA, D. Uma análise do uso de avaliações por pares e rubricas na promoção de interação entre alunos em uma disciplina de graduação em engenharia de computação. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 31–41, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95702. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95702. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador