A integração da realidade aumentada em sala de aula: a pesquisa aplicada em colégios públicos do litoral paranaense

Autores

  • Alex de Cássio Macedo UFPR
  • Anderson Roges Teixeira Góes UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95655

Palavras-chave:

Realidade aumentada, Ensino e aprendizado de matemática, Tecnologia educacional.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir a integração da tecnologia digital Realidade aumentada como recurso em sala. Participaram da pesquisa 123 estudantes do ensino médio de cinco turmas de colégios de um município do litoral paranaense. Fez parte da metodologia a criação do material didático impresso e interativo a um aplicativo PolyedRA especialmente desenvolvido para ser aplicado nesta pesquisa. Verificou-se que o ambiente de sala de aula mediada pela Realidade aumentada foi capaz de proporcionar aprendizagem, cooperação, confiança, autonomia e interações entre os estudantes e com o professor. Assim, esta pesquisa traz contribuições para novas investigações sobre a integração de tecnologias digitais em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

DE CÁSSIO MACEDO, A.; ROGES TEIXEIRA GÓES, A. A integração da realidade aumentada em sala de aula: a pesquisa aplicada em colégios públicos do litoral paranaense. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 1–10, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95655. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95655. Acesso em: 24 jun. 2022.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem