Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática: um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente

Autores

  • Mariana Braun Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89306

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Educação Matemática, Professores dos anos iniciais.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar e compreender os impactos de
uma suposta lacuna na formação de professores dos anos iniciais no que tange o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para fins pedagógicos, em particular, no ensino de matemática. Para tanto, busca-se analisar os dados de um questionário aplicado a um grupo a 20 professoras das redes públicas das cidades de Canoas, Porto Alegre e Gravataí. Para análise dos dados coletados neste questionário, são utilizadas, principalmente, as ideias de Coll e Monereo (2010) acerca do ensino-aprendizagem na era tecnológica, bem como as de Rabardel (1995) sobre a gênese instrumental do professor. Os resultados apontam uma carência na abordagem das TIC na formação base do professor de anos iniciais, identificada tanto na análise de diferentes currículos de cursos referência de Pedagogia no país quanto nas respostas das professoras pesquisadas. Além disso, os dados produzidos indicam que os efeitos desta carência de abordagem do tema podem impactar em propostas de uso que não exploram de forma significativa as diversas potencialidades das TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

BRAUN AGUIAR, M.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática: um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 160–169, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89306. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89306. Acesso em: 29 mar. 2024.