A tecnologia como ferramenta de comunicação entre os professores: Uma reflexão sobre a cidadania

Autores

  • Bruna Silva dos Santos Mestranda em Informática na Educação, MPIE, IFRS, campus Porto Alegre - Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação - TIC-Edu, FURG.
  • Sirlei Nádia Schirmer Doutoranda em Educação em Ciências, PPGEC, FURG - professora-orientadora, TIC-Edu, FURG.
  • Joice Rejane Pardo Maurell Doutoranda em Educação em Ciências, PPGEC, FURG - professora-orientadora, TIC-Edu, FURG.
  • Flávia Cardoso Pereira dos Santos Mestre em Modelagem Computacional, FURG – professora-orientadora, TIC-Edu, FURG.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89290

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e da Comunicação. Educação. Cidadania.

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato e a análise das vivências desencadeadas durante a construção e execução do “Projeto de Ação na Escola - PAE”, que foi aplicado junto ao grupo de professores de uma escola no município de Gravataí/RS. Para a realização desta prática, foi eleita a metodologia de Unidade de Aprendizagem, que desenvolveu-se presencialmente e a distância. Por meio deste, objetivou-se estabelecer o liame interdisciplinar entre as temáticas: Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), educação e cidadania. A metodologia de pesquisa utilizada foi a documental e bibliográfica, com abordagem qualitativa, especialmente para a realização da análise dos dados. O referencial teórico teve seu aporte em autores como Demo, Libâneo, Moran, entre outros. A partir dos resultados, depreende-se que os diálogos mediados pelas tecnologias digitais móveis, nesse caso, foram eficazes à realização de reflexões de qualidade, proporcionando o pensar dos docentes a respeito das potencialidades da inserção das TICs na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

SILVA DOS SANTOS, B.; NÁDIA SCHIRMER, S.; REJANE PARDO MAURELL, J.; CARDOSO PEREIRA DOS SANTOS, F. A tecnologia como ferramenta de comunicação entre os professores: Uma reflexão sobre a cidadania. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 149–159, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89290. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89290. Acesso em: 5 fev. 2023.