Estudo Exploratório sobre Mundos Virtuais e Agentes Conversacionais na Educação a Distância

Autores

  • Aliane Loureiro Krassmann IFFar, PPGIE/UFRGS
  • Neiva Larisane Kuyven UNIFTEC, PPGIE/UFRGS
  • Alex Eder da Rocha Mazzuco IFFar, PPGTER/UFSM
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS
  • Magda Bercht PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89276

Palavras-chave:

educação a distância, mundos virtuais, agentes conversacionais, senso de presença.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso de Mundos Virtuais integrados com Agentes Conversacionais para promover o senso de presença do estudante, buscando a contribuir com o processo de aprendizagem na Educação a Distância. Este esforço se deu pois os Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionalmente usados são majoritariamente textuais, e há uma carência de acompanhamento individualizado. Obteve-se relatos positivos de estudantes que utilizaram o ambiente, mas salientou-se algumas dificuldades inerentes ao uso de uma nova tecnologia instrucional, apontando para mudanças necessárias na forma como a abordagem deve ser conduzida.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

LOUREIRO KRASSMANN, A.; LARISANE KUYVEN, N.; EDER DA ROCHA MAZZUCO, A.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L.; BERCHT, M. Estudo Exploratório sobre Mundos Virtuais e Agentes Conversacionais na Educação a Distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 240–249, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89276. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89276. Acesso em: 4 jul. 2022.