Um Estudo Sobre o Perfil de Professores do Ensino Fundamental e o Uso de Tecnologias para a Educação: uma Proposição de Agenda de Pesquisa a partir de Dados Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.89273Palavras-chave:
formação continuada, tecnologias da informação e comunicação, ensino fundamental, perfil de professores.Resumo
Este artigo busca mapear o perfil dos professores de ensino fundamental em relação à suas dificuldades, preferências, conhecimentos e tendências no uso das tecnologias digitais com o intuito de desenvolver alternativas concretas para a qualificação das ações desenvolvidas por esses professores em suas escolas, utilizando a tecnologia disponível para este fim. Foi aplicada uma pesquisa de levantamento com professores da rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, RS, onde se obteve uma amostra de 140 respondentes. Os principais resultados indicaram uma forte disposição dos professores em utilizar tecnologias para o ensino, o que proporcionou a geração de uma agenda de pesquisa para aprofundamento do tema.
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