Um Estudo Sobre o Perfil de Professores do Ensino Fundamental e o Uso de Tecnologias para a Educação: uma Proposição de Agenda de Pesquisa a partir de Dados Educacionais

Autores

  • Giovanni Bohm Machado PPGIE UFRGS
  • Igor Kühn PPGIE UFRGS
  • Francisco Dutra dos Santos Jr. PPGIE UFRGS
  • Leandro Krug Wives Krug Wives

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89273

Palavras-chave:

formação continuada, tecnologias da informação e comunicação, ensino fundamental, perfil de professores.

Resumo

Este artigo busca mapear o perfil dos professores de ensino fundamental em relação à suas dificuldades, preferências, conhecimentos e tendências no uso das tecnologias digitais com o intuito de desenvolver alternativas concretas para a qualificação das ações desenvolvidas por esses professores em suas escolas, utilizando a tecnologia disponível para este fim. Foi aplicada uma pesquisa de levantamento com professores da rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, RS, onde se obteve uma amostra de 140 respondentes. Os principais resultados indicaram uma forte disposição dos professores em utilizar tecnologias para o ensino, o que proporcionou a geração de uma agenda de pesquisa para aprofundamento do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

BOHM MACHADO, G.; KÜHN, I.; DUTRA DOS SANTOS JR., F.; KRUG WIVES, L. Um Estudo Sobre o Perfil de Professores do Ensino Fundamental e o Uso de Tecnologias para a Educação: uma Proposição de Agenda de Pesquisa a partir de Dados Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 91–100, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89273. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89273. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador