O uso da computação desplugada em um contexto de gamificação para o ensino de estrutura de dados

Autores

  • Jussara Adolfo Moreira IF Sertão Pernambucano Campus Petrolina
  • Willmara Marques Monteiro IF Sertão Pernambucano Campus Petrolina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89272

Palavras-chave:

gamificação. computação desplugada. estrutura de dados.

Resumo

Nos dias atuais se faz ainda mais necessário o uso de novas metodologias para que a aprendizagem dos alunos se torne mais significativa. Estamos diante de uma geração rodeada por tecnologias e que constrói o seu aprendizado de maneira diferenciada. Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência na reformulação da disciplina Estrutura de Dados em um curso de computação, usando gamificação e computação desplugada para motivar e simplificar conceitos, para obter aprendizagem significativa. Os resultados apontam que o uso de tais metodologias proporcionou melhorias no aprendizado dos alunos. Conclui-se que o uso de tais métodos de ensino é essencial para atrair a atenção dos discentes e ainda criar estratégias para o ensino de conteúdos considerados complexos, como linguagens de programação.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

ADOLFO MOREIRA, J.; MARQUES MONTEIRO, W. O uso da computação desplugada em um contexto de gamificação para o ensino de estrutura de dados. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 546–555, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89272. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89272. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC