Utilizando o Aplicativo Criptomática para Ensinar Conteúdos Matemáticos do Ensino Médio com Uso da Criptografia

Autores

  • Michel Ferreira Batista FACAPE, Brasil
  • Ricardo Argenton Ramos UNIVASF, Brasil
  • Lucas Florêncio de Brito UNIVASF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89264

Palavras-chave:

Matemática, Ensino e aprendizagem. Aplicativo, Criptografia.

Resumo

Muitos alunos na educação básica possuem dificuldade no aprendizado de
matemática, o uso de tecnologias computacionais pode ser uma alternativa para ajudar a contornar essa situação. Este artigo objetiva apresentar os resultados do desenvolvimento e utilização do aplicativo “Criptomática”, concebido para possibilitar aos alunos aprenderem e praticarem os conteúdos dessa disciplina no ensino médio relacionados com a temática da criptografia de Hill. A validação foi feita com o foco em obter o ponto de vista de utilizadores e especialistas da área de exatas. Os resultados mostram que o aplicativo atendeu significativamente a proposta estabelecida de apoiar o ensino e aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos. Possibilitando a participação ativa da formulação das respostas com uso dessa ferramenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

FERREIRA BATISTA, M.; ARGENTON RAMOS, R.; FLORÊNCIO DE BRITO, L. Utilizando o Aplicativo Criptomática para Ensinar Conteúdos Matemáticos do Ensino Médio com Uso da Criptografia. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 362–371, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89264. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89264. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais