Simulador de Realidade Virtual Aplicado à Educação Patrimonial para Experiências Imersivas Gamificadas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.89262Palavras-chave:
Educação imersiva. Educação patrimonial. Gamificação. Realidade virtual.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um simulador de realidade virtual para experiências imersivas gamificadas aplicado à educação patrimonial, que adotou como objeto de interesse o complexo conhecido como ‘Fábrica de Sal’ em Ribeirão Pires (SP). O desenvolvimento do simulador contemplou quatro etapas: pesquisa documental, levantamento fotográfico, reconstrução digital dos espaços e programação do simulador. A solução desenvolvida foi validada por profissionais de Educação e do Patrimônio, tendo sido testada por crianças em idade escolar do Ensino Fundamental. Foi possível perceber o potencial da solução desenvolvida para a criação de experiências imersivas aplicadas à educação patrimonial. O resultado contribui para a combinação da Realidade Virtual e gamificação como ferramenta educacional.
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