Simulador de Realidade Virtual Aplicado à Educação Patrimonial para Experiências Imersivas Gamificadas

Autores

  • Huoston Rodrigues Batista Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho
  • Paulo Ricardo Batista Mesquita Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho
  • Marcos Antonio Gaspar Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89262

Palavras-chave:

Educação imersiva. Educação patrimonial. Gamificação. Realidade virtual.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um simulador de realidade virtual para experiências imersivas gamificadas aplicado à educação patrimonial, que adotou como objeto de interesse o complexo conhecido como ‘Fábrica de Sal’ em Ribeirão Pires (SP). O desenvolvimento do simulador contemplou quatro etapas: pesquisa documental, levantamento fotográfico, reconstrução digital dos espaços e programação do simulador. A solução desenvolvida foi validada por profissionais de Educação e do Patrimônio, tendo sido testada por crianças em idade escolar do Ensino Fundamental. Foi possível perceber o potencial da solução desenvolvida para a criação de experiências imersivas aplicadas à educação patrimonial. O resultado contribui para a combinação da Realidade Virtual e gamificação como ferramenta educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

RODRIGUES BATISTA, H.; RICARDO BATISTA MESQUITA, P.; ANTONIO GASPAR, M. Simulador de Realidade Virtual Aplicado à Educação Patrimonial para Experiências Imersivas Gamificadas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 230–239, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89262. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89262. Acesso em: 28 mar. 2024.