Relato e análise de uma sequência didática sobre forças de atrito com uso de kits de robótica educacional no primeiro ano do ensino médio

Autores

  • Toni Fernando Mendes dos Santos Mestrando PPGECT UFSC
  • Paulo José Sena dos Santos Professor Associado do Departamento de Física UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89257

Palavras-chave:

Forças de atrito. Robótica educacional. Ensino de Física.

Resumo

No primeiro ano do ensino médio são ensinados em Física os conceitos básicos sobre força e movimento. Neste momento, o atrito, apesar de sua importância no cotidiano, é discutido de maneira muito rápida. Além disso, algumas investigações mostram que a abordagem tradicional utilizada nas discussões não permite aos estudantes superarem as suas concepções espontâneas sobre esta força. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma abordagem com a utilização de elementos de robótica educacional – muito utilizada para investigações em cinemática - para o ensino desta força. Depois de uma análise qualitativa dos dados obtidos através de questões abertas, observa-se que as atividades permitiram a identificação e posterior discussão de algumas das concepções mapeadas na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

FERNANDO MENDES DOS SANTOS, T.; JOSÉ SENA DOS SANTOS, P. Relato e análise de uma sequência didática sobre forças de atrito com uso de kits de robótica educacional no primeiro ano do ensino médio. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 71–80, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89257. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89257. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador