Frameworks para o Planejamento da Gamificação em Contextos Educacionais - Uma revisão da literatura nacional

Autores

  • Armando M. Toda Universidade de São Paulo
  • Wilk Oliveira dos Santos Universidade de São Paulo
  • Ana C. T. Klock Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Isabela Gasparini Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ig Ibert Bittencourt Universidade Federal do Alagoas
  • Seiji Isotani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89240

Palavras-chave:

Frameworks, Gamificação, Educação

Resumo

A gamificação tem sido bastante utilizada para aumentar o engajamento e a
motivação dos estudantes em contextos educacionais, ampliando o interesse por parte de professores e instrutores. No entanto, há um consenso na literatura quanto a necessidade de abordagens sistemáticas (métodos, processos e/ou frameworks) para apoiar o planejamento da gamificação, de modo que os seus efeitos benéficos sejam alcançados. A literatura identifica alguns estudos internacionais focados em analisar estas abordagens sistemáticas, no entanto, há uma carência de estudos que relatem como o Brasil tem contribuído para o processo de planejamento da gamificação. Diante disso, esse artigo tem por objetivo apresentar um mapeamento sistemático da literatura, visando identificar as abordagens sistemáticas existentes para o planejamento da gamificação em escala nacional. A partir da condução desse mapeamento, foram encontrados 18 estudos onde foram identificados: (a) uma carência no apoio automatizado para o docente; (b) uma classificação dos tipos de personalização utilizados; e (c) a quantidade de elementos de gamificação utilizados. Por meio dos resultados obtidos, foi possível identificar ainda diversos desafios e oportunidades relacionados a esta área de pesquisa.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

M. TODA, A.; OLIVEIRA DOS SANTOS, W.; C. T. KLOCK, A.; GASPARINI, I.; IBERT BITTENCOURT, I.; ISOTANI, S. Frameworks para o Planejamento da Gamificação em Contextos Educacionais - Uma revisão da literatura nacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 505–514, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89240. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89240. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC