O Uso do WhatsApp como Ferramenta de Apoio a Aprendizagem no Ensino Médio

Autores

  • Ernane Rosa Martins IFG, Brasil
  • Luís Manuel Borges Gouveia UFP, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89233

Palavras-chave:

WhatsApp, Aprendizagem, Ensino

Resumo

A educação passa por profunda mudança, devido ao uso das ferramentas
tecnológicas no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Assim, baseado em uma experiência de ensino com o uso do aplicativo WhatsApp, por alunos da disciplina de Autoria Web do curso técnico presencial em informática para internet. Este artigo propõe compreender as possibilidades e potencialidades da utilização do WhatsApp no Ensino Médio. Para tal, foram criados grupos do WhatsApp, nos quais acessaram e disponibilizaram conteúdos, sendo ao final aplicado um questionário eletrônico, a trinta e dois participantes, que expressaram suas percepções em relação a: Perfil, Uso da Internet e WhatsApp, Aprendizagem, Socialização, Informação e Desempenho. Os resultados mostraram que a percepção dos alunos foi positiva em relação aos elementos observados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

ROSA MARTINS, E.; MANUEL BORGES GOUVEIA, L. O Uso do WhatsApp como Ferramenta de Apoio a Aprendizagem no Ensino Médio. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 51–60, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89233. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89233. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador