A produção de livros digitais para o ensino presencial e remoto de Histologia

Autores

  • Tatiana Montanari Departamento de Ciências Morfológicas, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89223

Palavras-chave:

Biologia celular, Histologia, Morfologia, livros digitais, educação a distância

Resumo

Livros digitais foram desenvolvidos para apoiar o ensino de Histologia, disciplina das Ciências Morfológicas ministrada nos cursos de graduação de Ciências Biológicas e da Saúde. Sua concepção pedagógica referencia-se na descrição da inteligência naturalista, processamento cognitivo baseado no reconhecimento e na categorização de espécimes, habilidades importantes para a área morfológica. Os capítulos são ricamente ilustrados com imagens de células, tecidos e órgãos, obtidas em microscopia de luz e eletrônica, tendo em vista a importância da informação visual nesse campo do conhecimento. Exercícios criados com o programa Hot Potatoes procuram aumentar a interatividade e motivar a aprendizagem. Os recursos educacionais estão publicados na página institucional, com acesso livre: www.ufrgs.br/atlasbiocel, www.ufrgs.br/livrodehisto e www.ufrgs.br/auladehisto. Eles são utilizados como apoio didático-pedagógico nas aulas presenciais e no estudo extraclasse da disciplina Histologia (Ciências Biológicas). Na avaliação discente, a maioria considerou que eles contribuíram para a aprendizagem e que as imagens e os exercícios favoreceram a compreensão do conteúdo, como a identificação da estrutura celular e tecidual e a relação entre morfologia e atividade funcional, objetivos cognitivos definidos na estratégia pedagógica. Espera-se, com o seu desenvolvimento, contribuir para qualificar o ensino das Ciências Morfológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

MONTANARI, T. A produção de livros digitais para o ensino presencial e remoto de Histologia. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 112–126, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89223. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89223. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Educação a distância