Usabilidade de aplicativos móveis educacionais infantis: design e avaliação de interação do Fantastic Pirates

Autores

  • Caio Almeida Abreu Escola Politécnica/UFBA
  • Jean Clemisson Santos Rosa IME/UFBA
  • Ecivaldo de Souza Matos IME/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86042

Palavras-chave:

usabilidade, usabilidade pedagógica, jogos educativos, interação criança-computador.

Resumo

O mercado de aplicativos móveis educacionais apresenta uma gama diversificada de opções destinadas à satisfação de diversos públicos, sobretudo o infantil. Parte considerável desses aplicativos são jogos e abrange diversas idades, mas em alguns casos desconsideram características intrínsecas à educação infantil, em que crianças têm necessidades de interações diferenciadas e necessidades educacionais específicas. Nesse sentido, este artigo apresenta resultados da aplicação de um conjunto de heurísticas desenvolvidas especificamente para promoção da usabilidade técnica e pedagógica de aplicativos móveis educacionais infantis. Essas heurísticas foram utilizadas para orientar o design e a avaliação de interação do jogo educativo Fantastic Pirates . A avaliação foi realizada por meio de questionários e testes de usabilidade, usando think-aloud com crianças de até 10 anos. A aderência desse conjunto de heurísticas ao contexto infantil foi avaliada e constatada, bem como o grau de satisfação dessas crianças em relação à usabilidade do jogo, considerando o conjunto de heurísticas desenvolvido.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

ALMEIDA ABREU, C.; CLEMISSON SANTOS ROSA, J.; DE SOUZA MATOS, E. Usabilidade de aplicativos móveis educacionais infantis: design e avaliação de interação do Fantastic Pirates. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86042. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86042. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Jogos educacionais