Os desafios em utilizar a impressão 3D no processo ensino-aprendizagem de design

Autores

  • Natal Anacleto Chicca Junior Instituto UFC Virtual - UFC
  • Leonardo Gomez Castillo Design, CAC - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86040

Palavras-chave:

Impressão 3D. Processo projetual. Ensino de design.

Resumo

No segundo semestre de 2016, foi oferecida uma disciplina de prototipagem digital para os alunos de graduação do curso de Bacharelado em Design no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Ela foi realizada como parte da pesquisa de doutoramento sobre a integração da impressora 3D no processo ensino-aprendizagem da prática projetual de design. A proposta da disciplina foi analisar e apontar as dificuldades em relação à utilização da prototipagem digital, através de impressoras 3D open source, e como o uso desta ferramenta se comporta ao ser empregada no ensino do processo projetual. O presente artigo se propõe a apresentar e discutir os resultados desta disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

ANACLETO CHICCA JUNIOR, N.; GOMEZ CASTILLO, L. Os desafios em utilizar a impressão 3D no processo ensino-aprendizagem de design. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86040. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86040. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Objetos de aprendizagem