Repositórios educacionais: uma análise da usabilidade do eduCAPES

Autores

  • Isadora Lopes Barbosa Vasconcellos IFFluminense
  • Angelina Barros Mota Arêas IFFluminense
  • Jéssica Raquel Pereira Ribeiro IFFluminense
  • Soraya Castro de Lima Oliveira IFFluminense
  • Arilise Moraes de Almeida Lopes IFFluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86033

Palavras-chave:

repositório, eduCAPES, usabilidade

Resumo

Este artigo objetiva analisar a usabilidade de um repositório educacional instituído pelo Governo Federal, o eduCAPES, que reúne, compartilha e organiza objetos de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma análise documental com o propósito de identificar trabalhos que apresentassem informações sobre os conceitos e critérios de usabilidade em repositórios educacionais. A partir desta pesquisa, foram estabelecidos 28 critérios, divididos em cinco categorias, para analisar a usabilidade do eduCAPES. Como resultado, apesar de a maioria dos critérios apresentar aspectos positivos, constatou-se que mudanças podem ser implementadas. Espera-se, com esta análise, a partir da inclusão das melhorias propostas, potencializar a satisfação e a percepção da eficiência em relação ao uso do eduCAPES pela comunidade acadêmica.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

LOPES BARBOSA VASCONCELLOS, I.; BARROS MOTA ARÊAS, A.; RAQUEL PEREIRA RIBEIRO, J.; CASTRO DE LIMA OLIVEIRA, S.; MORAES DE ALMEIDA LOPES, A. Repositórios educacionais: uma análise da usabilidade do eduCAPES. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86033. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86033. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Objetos de aprendizagem