Como as crianças estão se apropriando das Tecnologias Digitais na Primeira Infância?

Autores

  • Patrícia F. da Silva Pós-Doutoranda em Informática na Educação – UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes Doutora em Ciências, Professora emérita da UFRGS
  • Crediné Silva de Menezes Professor da Faced – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86023

Palavras-chave:

Desenvolvimento Cognitivo, Primeira Infância, Provas Piagetianas, Tecnologias Digitais,

Resumo

O avanço tecnológico e o impulsionamento de ferramentas como a internet móvel, touchscreen, wireless, a facilidade de acesso e manipulação tem possibilitado que o manuseio o com auxílio destes dispositivos seja cada vez mais fácil e intuitivo. Diante deste novo paradigma, estar atento à forma com que as tecnologias estão sendo utilizadas pelas crianças, e como elas vêm percebendo este mundo digital se faz necessário. Nesse contexto, o presente artigo descreve um pesquisa de tese que foi realizada junto ao Programa de Pós Graduação em Informática na Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul que buscou investigar como as crianças de 7 meses a 7 anos de idade estão se apropriando das tecnologias digitais, bem como percebem os atrativos oferecidos por elas. Apresenta uma introdução, contextualização sobre o uso das tecnologias digitais por crianças na primeira infância, a metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa, as observações e interações realizadas com os sujeitos da pesquisa e por fim, os resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

F. DA SILVA, P.; DA CRUZ FAGUNDES, L.; SILVA DE MENEZES, C. Como as crianças estão se apropriando das Tecnologias Digitais na Primeira Infância?. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86023. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86023. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Tecnologia na educação