Argumentação e Prova Matemática com Geometria Dinâmica

Autores

  • Márcia Rodrigues Notare PPGEMat/UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso PPGEMat/PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86021

Palavras-chave:

prova matemática, pensamento lógico-dedutivo, geometria dinâmica

Resumo

Neste trabalho se discute a contribuição proporcionada pelo uso do software de geometria dinâmica GeoGebra na solução de problemas de geometria que exigem argumentar e provar em matemática. Denominados de caixas-pretas, os problemas analisados neste estudo se caracterizam pela necessidade de reconstruir configurações geométricas a partir da abstração de propriedades geométricas não visíveis na tela do computador. As argumentações e provas matemáticas elaboradas pelos sujeitos da pesquisa, professores em processo de formação com uso de tecnologias digitais, são analisadas a partir do referencial de Villiers e Hanna sobre argumentação e prova matemática com Geometria Dinâmica e do referencial de Jean Piaget sobre abstração reflexionante. De caráter qualitativo exploratório, os resultados do estudo apontam que a atividade de argumentar e provar matematicamente com geometria dinâmica favorece a compreensão e o estabelecimento de relações entre conceitos de matemática.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

RODRIGUES NOTARE, M.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Argumentação e Prova Matemática com Geometria Dinâmica. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86021. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86021. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Relatos de Experiências