SISTEMA WEB PARA MODELAGEM MOLECULAR TRIDIMENSIONAL UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO INOVADOR DE ENSINO E DE DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO BIOTECNOLÓGICA EM REDE

Autores

  • Alex Eder da Rocha Mazzuco Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – São Borja – RS
  • Aliane Loureiro Krassmann Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Denis da Silva Garcia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – São Borja – RS.
  • Giliane Bernardi Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria – RS.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86009

Palavras-chave:

Democratização, Modelagem Molecular, Realidade Aumentada, Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema Web voltado à modelagem molecular tridimensional (3D) que emprega a tecnologia de Realidade Aumentada (RA), auxiliando na compreensão de modelos moleculares e, simultaneamente, criando um repositório digital. Para a realização da pesquisa, utilizou- se um método composto por cinco etapas: pesquisa bibliográfica referente aos tópicos condizentes com o sistema; análise e teste das ferramentas computacionais utilizadas; modelagem; desenvolvimento; e aplicação do sistema juntamente aos usuários. Como resultado parcial, observou-se a viabilidade da aplicação do sistema Web para modelagem molecular 3D como recurso inovador de ensino voltado à democratização da informação biotecnológica em rede.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

EDER DA ROCHA MAZZUCO, A.; LOUREIRO KRASSMANN, A.; DA SILVA GARCIA, D.; BERNARDI, G. SISTEMA WEB PARA MODELAGEM MOLECULAR TRIDIMENSIONAL UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO INOVADOR DE ENSINO E DE DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO BIOTECNOLÓGICA EM REDE. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86009. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86009. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Realidade Aumentada