Logirunner: um Jogo de Tabuleiro como Ferramenta para o Auxílio do Ensino e Aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação

Autores

  • Romeu Isaac Casarotto Curso de Sistemas de Informação – UFSM
  • Giliane Bernardi Departamento de Computação Aplicada – UFSM
  • Andre Zanki Cordenonsi Departamento de Documentação – UFSM
  • Roseclea Duarte Medina Departamento de Computação Aplicada – UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.85998

Palavras-chave:

Jogo Educacional, Algoritmos, Jogos de Tabuleiro

Resumo

Disciplinas que envolvem lógica e algoritmos costumam ser introduzidas aos estudantes dos cursos de tecnologia logo nos primeiros semestres. Atualmente, o método de ensino expositivo está sujeito a um comum desestímulo, abrindo espaço para possíveis rupturas no fluxo da informação e aprendizagem. Considerando este contexto, este trabalho apresenta uma proposta de jogo de tabuleiro educacional, Logirunner, que visa auxiliar neste processo, trazendo uma abordagem que busca motivar os estudantes a reforçar conteúdos vistos em aula. Um protótipo do jogo Logirunner foi idealizado com elementos físicos reais, cartas, peças e tabuleiro, para ser utilizado em sala de aula. Foram então inseridos em suas regras elementos de lógica de programação e algoritmos, conteúdo a ser reforçado durante as sessões de jogo. Como principais contribuições dessa avaliação, é possível destacar que o jogo proposto proporcionou uma experiência bastante didática e descontraída ao ser levado para dentro da sala de aula, satisfazendo as intenções iniciais desta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

ISAAC CASAROTTO, R.; BERNARDI, G.; ZANKI CORDENONSI, A.; DUARTE MEDINA, R. Logirunner: um Jogo de Tabuleiro como Ferramenta para o Auxílio do Ensino e Aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85998. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85998. Acesso em: 1 fev. 2023.

Edição

Seção

Jogos educacionais